quarta-feira, 31 de março de 2010

VACINA DA H1N1

Finalmente as informações sobre a vacina saíram.

Vacina da H1N1: Período de vacinação e composição.
Período de vacinação (segue abaixo o cronograma oficial):


Foi informado que o período de vacinação será interrompido na Semana Santa.

Composição da Vacina:
No e-mail que recebi sobre a vacina, havia as seguintes informações:

acho que é Tamiflu. Ela será tripla. E segundo as pessoas que estão trabalhando arduamente para impedir este genocídio em massa do planeta, ela tem mercúrio e oleo de esqualeno, que são altamente tóxicos. Aliás aí na America, a loucura já chegou ao ponto de dizerem nas TVs que mercúrio é bom pra população! Na veia, melhor ainda pelo jeito. Morte na certa.
Até onde sei,
a primeira vacina faz com que as hemacias caiam drásticamente, a segunda injeta o vírus, e a terceira "liga" o corpo de novo para ele começar a lutar, só que aí já é tarde tamanha a violência do ataque dos virus que já se multiplicaram.
Isso tudo com a ajuda da OMS, e da Novartis que é quem criou o vírus (e a vacina!). Aqui no Rio o Butantã já comprou a maldita, e a Fiocruz estárá aplicando Tamiflu na população (procura Tamiflu por aí para saber o que é).Uma jornalista austríaca Jane Burgermeister, protocolou essa semana um processo contra a OMS (Organização Mundial da Saude) acusando-os de tentativa de assassinato em massa das populações do planeta através de vacinação compulsória, cuja vacina está cheia de agentes altamente letais e tóxicos, e a Novartis também por genocidio e lucro com a venda de uma vacina que nem testada foi. Detalhe: a gripe "apareceu" no México, curiosamente, uma das fábricas da Novartis, que fica a 50km de onde o primeiro foco começou.. Acesse o site dela, pois pessoas nos EUA inteiro estão ajudando a descobrir essa tramóia toda, enviando emails, e monitorando o exercito da OMS que está fazendo exercicios de treinamento por aí. Você também fica de olho! Te dou o link para o site dela, e o link para a tradução de alemão para Inglês da cópia do processo. Isso NÃO é brincadeira. Aqui todos estão iguais a robôs e papagaios repetindo o que a TV diz, mas é muito, muito sério. Eu estou me mobilizando o máximo que posso para fazer com que o numero máximo de pessoas também saibam e ajam URGENTEMENTE. NÃO acredite em nada do que alguém da saúde daqui possa te dizer em contrário. Duvide de tudo. Faça sua própria pesquisa.Somos signatários da ONU e teremos de fazer o que ela quer com a ajuda militar. Mas se a população acordar antes, isso poderá ser evitado. Isso não é maluquice minha. É real, e está acontecendo agora. Fontes para vc se informar melhor:
www.davidicke.com
http://birdflu666.wordpress.com/ (o site da jornalista)
A garota tem coragem! Está simplesmente processando a OMS! Protocolou o processo na semana passada na corte austríaca e logo depois foi despedida do emprego.Segue o link para a página com a tradução em Inglês do processo.
http://birdflu666.wordpress..com/page/2/
Acho que isso tudo poderia ser uma grande mentira, mas a prova de que não é, é o fato de niguém, mas abolutamente ninguém estar desmentindo a jornalista. Não há ninguém na TV falando sobre isso, aposto que aí é a mesma coisa. Mas na Internet enquanto é livre, há muita informação. Há muito lixo também, mas vá aos links que te indiquei e depois faça a sua pesquisa. Verá que é real. Se você
digitar no Youtube "Fema coffins" vc verá que o orgão americano que é o gestor de crises, já comprou dezenas de milhares de caixões, que até pelo Google Earth já conseguem ser vistos, tamanha a quantidade. Desculpe pelo longo email, e com essas noticias bem perturbadoras, mas, como disse isso não é brincadeira. Fique de olho, e acesse o Youtube sobre NWO (Nova Ordem Mundial). Ah, não se esqueça de se entupir de propolis e de se alimentar da maneira mais natural possível e se proteja.

8 RAZÕES PORQUE VOCÊ NÃO DEVERIA TOMAR A VACINA H1N1?

. A vacina H1N1 contém mercúrio - a segunda substância mais perigosa do planeta depois do urânio! O veneno de uma cascavel é menos perigoso que o mercúrio! O Mercúrio em outras vacinas está ligado à epidemia de autismo entre crianças!

. Ela contém esqualeno, uma substância que quando injetada no corpo pode fazer o sistema imunológico humano voltar-se contra si mesmo!


. Ela contém células de câncer de animal que pode provocar câncer nas pessoas!


. Até o governo federal não está confiante quanto à segurança da vacina H1N1, é por isso que foi dada às indústrias farmacêuticas imunidade contra ações judiciais. Isto significa que se seu filho ou esposa ficar inválido ou morrer por causa da vacina H1N1, você não poderá processar a indústria farmacêutica que fez a vacina!
!!

. A entrada no mercado da vacina foi acelerada, o que significa que todos os efeitos colaterais a médio e longo-prazo não são conhecidos!


. Em 1976 o instituto médico afirmou que havia uma situação crítica relativa à gripe suína, quando de fato somente 5 pessoas em todo o país adoeceram com ela. A situação crítica foi uma fraude na época tal como é uma fraude agora. As pessoas começaram a morrer ou ficarem inválidas após tomarem a vacina contra a gripe suína!


. As estatísticas e os fatos estão sendo manipulados para provocar pânico! O número de pessoas que supostamente estão com o H1N1 são somente estimativas, não números reais. Os testes usados para o H1N1 NÃO são aprovados pela FDA (Agência de Drogas e Alimentos dos EUA), e esses testes NÃO são confiáveis! Os poucos que supostamente morreram por causa do H1N1 também estavam com pneumonia ou outras doenças, entretanto, o instituto médico quer que você acredite que o H1N1 foi a única causa dessas mortes.


. De acordo com as declarações dos Centros de Controle de Doenças, Agência de Drogas e Alimentos e da Organização Mundial da Saúde (OMS), o H1N1 é uma doença moderada da qual muitas pessoas se recuperam em uma semana sem medicação!


Espalhe a Informação!


Faça pelo menos dez cópias deste informativo e distribua entre Familiares e Amigos!!!
Assista a videoclips gratuitamente sobre o Logro do H1N1 em:


www.vaccinesaredangerous.com


Também encomende: "As Vacinas São Perigosas - Uma Advertência Para a Comunidade Global" por Curtis Cost. É o primeiro e único livro que expõe o Logro da Gripe Suína H1N1!

Como podem ter constatado, as informações são seríssimas e por isso, resolvi não postar tão rapidamente, mas agora que achei maiores informações, vejo que a composição da vacina realmente possue os elementos tóxicos citados acima, mas, dizem os médicos, que na quantidade usada não causa riscos... Mas ainda sim pode ser perigoso, portanto, sempre tenham em mente quando forem tomar a vacina:
  1. Tenham uma boa alimentação antes e depois de tomar a vacina.
  2. Tenham uma boa saúde (de preferência sem nenhuma doença contraída antes de tomar a vacina).
  3. Quanto aos doentes com patologias crônicas, sigam a primeira dica, ou vão de consciência limpa e sem medo de "morrer"
  4. Como foi dito anteriormente, vão sem medo de "morrer"

O e-mail acima foi editado o melhor possível, mas certas configurações do próprio e-mail fazem com que algumas coisas fiquem erradas.

terça-feira, 30 de março de 2010

LABORATÓRIO II

Na postagem anterior, falamos sobre ph e os instrumentos do laboratório. Hoje, entretanto, vamos responder as perguntas do Grupo Sigma sobre laboratórios.

Os laboratórios foram criados com a função de realizar experiências tanto em física quanto em matemática, biologia, mecânica e química.
Foram criados em aproximadamente 1400 d.C., com a época chamada de Renasc. Cultural e com o aparecimento dos grandes cientistas. Emboram possam ser mais antigos que isso, só foram aceitos pelo mund
o a partir da época citada.

Pulando a resposta, que tentei reduzir ao máximo, vou falar também sobre a aula de laboratório que tivemos hoje.
Nela, pela primeiríssima vez, trabalhamos como cientistas, montando lâminas (aqueles placas de vidro que se coloca no telescópio). Montamos lâminas com pedaços de cebola, de elódea (plantinha aquática que tem em aquários) e de tomate.
Embora não tenha encontrado as fotos do tomate e da cebola, pelo menos poderão saber como é a estrutura da Elódea.

Visão no microscópio da Elódea, visão sem corantes e de 10 x 40 mm

P.S.: A postagem sobre a vacina da H1N1 sairá em breve, e essa foia menor postagem com conteúdo, pois não tive a oportunidade de falar sobre segurança em laboratório, pois o Grupo Sigma já postou.

domingo, 21 de março de 2010

AULAS DE LABORATÓRIO

Concluindo as postagens, por enquanto, vou falar sobre as aulas de laboratório que estamos tendo.
Na segunda-feira passada, a professora guiou os números pares da lista de chamada até o laboratório. Lá ela mostrou várias coisas. Mostrou um instrumento de Física, que gerava energia elétrica através da rotação de um disco. Duas estruturas microscópicas: uma dáfnia e um pedaço da pele humano, os dois coloridos artificilamente. Mostrou também os corantes e a tabela periódica. Seres fixados e não fixados (fixado é algo que está em estado de conservação, podendo durar vários anos). As vidrarias e alguns instrumentos. Esquemas do corpo e do esqueleto humano. Na saída, achei um instrumento da parte de Matemática bastante curioso. Tinha uma base de madeira, o corpo era de ferro e tinha o formato de um U bem grande e fino e um bastãozinho. Quando eu bati o bastão no metal, a princípio não ouvi nada, mas depois o som foi aumentando drasticamente. Com medo de quebrar os vidros, parei ^^. Segue abaixo as fotos de alguns instrumentos de laboratório:

Erlenmeyer

Balão Volumétrico

Balão de Fundo Redondo

Balão de Fundo Chato

Estufa

Suporte Universal

Microscópio

Condesnsador

Bico de Bunsen

Béquer
Vidro de Relógio

Tubo de Ensaio

Tela de Amianto

Tripé de Ferro

Quase ia me esquecendo! A professora, no final da aula, falou sobre o PH e a diferença entre ácidos e alcalinos. Considere uma reta, que v
ai de 0 a 14. Nessa reta, qualquer líquido que tenha PH de 0 a 6, é um ácido, e quanto menor o número, mais forte o ácido é. Qualquer coisa que tenha PH 7, é neutro, ou seja, não faz mal: a água por exemplo. Subindo mais um pouco na reta, temos os números que vão de 8 a 14, que são alcalinos. Quanto maior o PH, mais forte é o alcalino. O detergente das donas-de-casa, por exemplo, são alcalinos e para ser um bom detergente tem que ter PH 8. Se fosse maior, as mãos da dona de casa se dissolveriam!
Mas eu me lembrei que a professora foi abrir um Erlenmeyer, com um líquido branco, aparentemente inocente. Entretanto, somente o vapor, o ar emitido por tal líquido foi capaz de "queimar" as mãos dela. Na aula, ela botou o PHMETRO dentro do líquido e o resultado foi PH= 12,45. Ou seja era um alcalino forte.

PHMETRO

Por hora é só pessoal.

OS VÍRUS E CURIOSIDADES

Como prometemos duas postagens atrás, nosso assunto será vírus e taxonomia. Como já falei anteriormente sobre a taxonomia, então aqui falarei sobre os vírus. Ah, e as curiosidades na qual o título se refere é sobre uma suposta cura para o câncer e esclarecimentos sobre a vacina contra a H1N1.

Os vírus são seres que fogem totalmente às regras da teoria celular, pois não possuem organização celular, não possuem metabolismo próprio, podem passar por mutações, e como a professora explicou, os vírus são feitos por RNA (somente uma linha de genes), que são menos perigosos que os que tem DNA (duas linhas com cromossomos), pois os com DNA podem passar por mais mutações que os que tem RNA. E por último, os vírus só se reproduzem no interior de uma célula. A composição dos vírus é de: Genes, coberto por uma camada de proteína e algum tubo ou cauda, como uma seringa, onde ele cola na célula, ou na bactéria (vírus bacteriógrafos), e injeta seus cromossomos na célula, de modo que novos vírus apareçam, causando doenças.

Ciclo de Vida do vírus da Influenza H1N1

Eu sei que seria interessante eu falar sobre as doenças causadas por vírus, mas demoraria muito, então vou escrever sobre cada uma em cinco linhas, no máximo seis.

Aids: Sigla derivada do inglês "
Acquired immunological deficiency syndrome" e o vírus causador é o HIV, sigla de "Human Immunodeficiency Virus". É uma DST
(Doença sexualmente transmitível), além de ser adquirida pelo compartilhamento de: seringas não esterelizadas, sangue contaminado e objetos cortantes. O bebê de uma pessoa contaminada pode nascer sem a Aids, mas ele não pode ter contato com leite materno e o sangue da mãe, quando nascer. Essa doença abaixa drasticamente a defesa de uma pessoa, tornado-a fraca.

Vírus da Aids

2ª Dengue: Causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, causa dores musculares e nas articulações, dores de cabeça, febre, manchas avermelhadas pelo corpo e sensação de cansaço. Pode ser confudida, no início, com uma gripe, mas a dengue hemorrágica é gravíssima e pode matar. O vírus destrói uma célula do sangue chamada plaqueta. Com a destruição dessa célula, o sangue fica muito grosso e pode haver hemorragia. Pode ser evitada não deixando água parada, vedando janelas e usando com muito cuidado inseticidas.

Vírus da dengue.

3ª Febre amarela: Pode ser transmitida pelo mesmo mosquito da dengue. Seus sintomas são: Febre alta, calafrios, dores de cabeça e musculares, prostração, sede intensa, dor de estômago, náuseas e vômitos. O modo de combate à doença são os mesmo que o da dengue. A febre amarela, no entanto, possui vacina, mas a dengue não.

Vírus da Febre Amarela, provavelmente o vírus se transformou no da dengue... Quem sabe?

Como eu disse existem vários tipo de viroses humanas. As outras são: Gripe e Resfriado, A poliomielite, o sarampo, a caxumba, a herpes, raiva ou hidrofobia, rubéola, catapora, hepatite viral. Atualmente também existem a H1N1 e no passado havia a gripe espanhola. Andei pesquisando um pouco e vi que a gripe espanhola teve origem nos Estados Unidos, com porcos contaminados. E de novo um vírus vem dos EUA, a H1N1, antes chamada de Gripe Suína. Será que a gripe espanhola evolui para a H1N1? Não sei, são só especulações.

Finalizando o conteúdo sobre vírus e indo para as curiosidades, gostaria de falar sobre soros, vacinas e sitema imunitário. Nosso corpo possue, claro, defesas contra
invasores, que são os anticorpos. Vamos imaginar que o vírus do resfriado entrou no corpo de alguém. Células responsáveis pelo reconhecimento de tudo no corpo, notam que a cápsula de proteínas do vírus é diferente de outras proteínas. Automaticamente essas células alertam os linfócitos, que mandam os soldados atacarem o invasor (Anticorpos X Vírus). Se o vírus for fraco, a pessoa não fica doente e não apresenta nenhuma reação, mas se o vírus for forte, uma "batalha" é travada entre os anticorpos e o(s) vírus.
Antigamente as pessoas morriam por várias doenças, pois não haviam as vacinas e soros. As vacinas possuem o vírus
ou bactéria causador de uma doença, só que muito enfraquecido. O corpo reage, como foi dito, mandando os soldados, mas há soldados específicos para cada doença. Depois do "treinamento" com o "vírus", eles já estão prontos para lutar contra as versões mais fortes. Os soros, entretanto, são usados em último caso, quando o indivíduo já está muito enfraquecido pela doença.
Os soros possuem os anticorpos usados para combater a doença da qual a pes
soa sofre, e não o vírus atenuado para a produção dos soldados.
Segue abaixo uma tabela de vacinação na qual as pessoa precisam tomar durante a vida:


Para finalizar a postagem, gostaria de falar sobre um e-mail que recebi ontem falando sobre uma possível cura do Câncer.
Por um momento achei que era brincadeira, mas depois que li o restante, achei a ideia formidável.
Abaixo segue a cópia do e-mail:

Cura do câncer!

Um médico italiano descobriu algo simples que considera a causa do câncer. Inicialmente banido da comunidade médica italiana, foi aplaudido de pé na Associação Americana contra o Câncer quando apresentou sua terapia. O médico observou que todo paciente de câncer tem aftas. Isso já era sabido da comunidade médica, mas sempre foi tratada como uma infecção oportunista por fungos - Candida albicans.
Esse médico achou muito estranho que todos os tipo de câncer tivessem essa característica, ou seja, vários são os tipos de tumores mas têm em comum o aparecimento das famosas aftas no paciente. Então, pode estar ocorrendo o contrário - pensou ele. A causa do câncer pode ser o fungo. E, para tratar esse fungo, usa-se o medicamento mais simples que a humanidade conhece: bicarbonato de sódio.Assim ele começou a tratar seus pacientes com bicarbonato de sódio, não apenas ingerível, mas metodicamente controlado sobre os tumores. Resultados surpreendentes começaram a acontecer. Tumores de pulmão, próstata e intestino desapareciam como num passe de mágica, junto com as Aftas.

Desta forma, muitíssimos pacientes de câncer foram curados e hoje comprovam com seus exames os resultados altamente positivos do tratamento.

Mas foi notícia nos EUA e nunca chegou por aqui. Bem que o livro de homeopatia recomenda tratar tumores com borax, que é o remédio homeopático para aftas. Afinal, uma boa notícia em meio a tantas ruins.


De novo, a pergunta que não quer calar: por que a grande imprensa não dá a menor cobertura a isso? Nem na TV, nem nas rádios, nem nos grandes jornais... Absolutamente nada. Quem os proíbe de noticiar? O médico teve que construir um site, para divulgar o seu trabalho de curar o câncer (ou, pelo menos, várias das suas formas), usando apenas solução de bicarbonato de sódio a 20%. Imaginem! Bicarbonato de sódio, coisa que a gente encontra até no boteco da esquina.
Neste endereço, http://cancerfungus.com ,
o médico italiano mostra a evolução do tratamento até a completa cura em 4 casos.
Lá estão os métodos utilizados para aplicação do bicarbonato de sódio sobre os tumores. Quaisquer tumores podem ser curados com esse tratamento simples e barato. Parece brincadeira, ?

Repasse, gente. Milhares estão pela hora da morte por causa dessa doença.


VAI ACABAR A FARRA DOS LUCROS DOS LABORATÓRIOS. ..
- É POR ISTO QUE A NOTÍCIA ESTÁ RESERVADA A PEQUENOS CÍRCULOS ?!?!?!?
Claro que é a cópia do e-mail, mas acho que é o suficiente. Se quiserem, visitem o site do médico. É interessante!

Depois de chegar ao fim da mensagem, você pergunta: "E sobre a vacina da H1N1?". A resposta é: Vou pesquisar mais, para não levantar falsas acusações, pois o e-mail sobre a vacina fala sobre coisas gravíssimas que prefiro me certificar se é verdade antes de postar.

segunda-feira, 15 de março de 2010

A TAXONOMIA

A taxonomia, tecnicamente criada em 1727, com os estudos de Karl Von Linée (Carlos Lineu), considera basicamente que os seres vivos necessitam ser organizados em: Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero e Espécie.
A organização é como uma enorme árvore, com vários ramos: Os cinco reinos (Fungi, Plantae, Animalia, Protistas e Monera) se dividem em vários filos, que se dividem em várias classes, na qual se dividem em várias ordens e assi
m por diante.
Vamos considerar esse cinco seres, cada um deles de um reino:

Feijão


Feijão, ser vivo do reino Plantae
Reino: Plantae ou Metaphyta
Divisão (no caso das plantas, usasse divisão ao invés de filo): Magnoliophyta
Classe:Magnoliopsida
Ordem: Fabales

Família: Fabaceae
Subfamília: Faboideae
Gênero: Phaseolus
Espécie: Phaseolus vulgaris

Ser Humano

O ser humano, ser do reino Animalia
Domínio: Eukaryota
Reino: Animalia ou Metazoa
Subreino: Eumetazoa
Filo: Chordata
Subfilo:Vertebrata
Classe: Mammalia
Subclasse: Theria
Infraclasse: Eutheria
Ordem: Primates

Subordem: Haplorrhini
Infraordem: Simiiformes
Superfamília: Hominoidea
Família: Hominidae
Subfamília: Homininae

Gênero: Homo
Espécie: Homo sapiens
Subespécie: Homo sapiens sapiens


Agário-das-moscas

Agário-das-moscas, ser do reino Fungi, com propriedades alucinógenas
Reino: Fungi
Divisão: Basidiomycota
Classe: Homobasidiomycetes
Ordem: Agaricales
Família: Amanitaceae
Gênero: Amanita
Espécie: Amanita muscaria

Protozoário da Doença de Chagas

Trypanosoma cruzi, do reino protista
Reino: Protista
Filo: Euglenozoa
Classe: Kinetoplastea
Ordem: Trypanosomatida
Família: Trypanosomatidae
Gênero: Trypanosoma
Espécie: Trypanosoma cruzi

Leitores, não conseguimos achar a classificação taxonômica completa de nenhum ser do reino Monera... Mas já deu para perceber o quanto a vida na Terra é diversificada, e o quanto os taxonomistas precisam conhecer. Meu Deus!!
Mas vamos considerar algumas coisas: Um cavalo (Equus caballus), pode se acasalar com outro ser da mesma espécie e gerar descendentes férteis. Entretanto, seres do MESMO GÊNERO podem se acasalar e gerar descendentes, como por exemplo a égua (Equus caballus) pode se acasalar com um jumento (Equus asinus), pois são do mesmo gênero: Equus, mas seus descendentes são inférteis. Do mesmo jeito que o leão pode se acasalar com uma onça-pintada ou uma tigresa e gerar descendentes, inférteis.
Na taxonomia se usa geralmente o sistema binominal para se designar o nome de uma espécie. Tal nome também pode possuir palavras em latim ou em grego e precisa vir destacada de alguma forma no texto, além do nome do gênero precisa estar em maiúsculo e o segundo nome em minúsculo. Exemplo: Rizophera racemosa. Rizophera está com a primeira letra em maiúsculo e em itálico, destacada do texto, além de ser de origem grega; racemosa, o nome de diferenciação da espécie, está em itálico, destacado do texto, primeira letra minúscula e origem latina.

Fonte das classificações taxonômicas: Wikipédia a Enciclopédia Livre.

5º E 6º CAPÍTULOS

Nos últimos dias tava meio entediado para postar e resolvi fazer um mínimo resumo sobre o capítulo 4: Os fósseis são importantes meios de saber como os seres vivos evoluíram, pois os cientistas podem ver as mudanças ocorridas através dos tempos. E a seleção natural unida à variabilidade genética, podemos obter resultados de seres e de estudos incríveis. Tanto que Hitler usava esses conhecimentos na tentativa de criar a raça "ARIANA", ou seja a raça perfeita, feita de puros alemães... Mas isso é outra história.
Voltando aos capítulos 5 e 6, vamos aprender um pouco sobre a Taxonomia e a diversidade de vida na Terra, e sobre os seres que fogem totalmente às regras da Teoria Celular: Os vírus.

domingo, 7 de março de 2010

UM POUCO SOBRE OS DINOSSAUROS

Os dinossauros divergiram dos seus antepassados arcossauros há aproximadamente 230 milhões de anos durante o período Triássico, rudemente 20 milhões de anos depois que o evento de extinção Permo-Triássica apagou aproximadamente 95 % de toda a vida na Terra. A datação de fósseis do primeiro gênero de dinossauro conhecido, o Eoraptor

Eoraptor

Estabelece a sua presença no registro de fóssil de 235 milhões de anos. Os paleontólogos acreditam que Eoraptor se parece com o antepassado comum de todos os dinossauros; se isto for verdadeiro, os seus traços sugerem que os primeiros dinossauros fossem predadores pequenos, provavelmente bípedes. A descoberta de ornitodiros primitivos, parecido a um dinossauro foram animais como Marasuchus e Lagerpeton em camadas de rochas triássicas da Argentina apoia esta visão; a análise de fósseis recuperados sugere que esses animais fossem predadores.

As poucas primeiras linhas de dinossauros primitivos diversificados rapidamente pelo resto do período Triássico; as espécies de dinossauro rapidamente desenvolveram as características especializadas e a variedade de tamanhos. Durante o período da predominância dos dinossauros, que abrangeu os seguintes períodos Jurássico e Cretáceo, quase cada animal da terra conhecido eram maiores do que 1 metro de comprimento.

Wikipédia a Enciclopédia Livre

terça-feira, 2 de março de 2010

CONTINUAÇÃO

As células atuais possuem várias organelas e células, mas as células primitivas não eram assim, pois possuíam somente ribossomos e seu núcleo não era membranoso (seres procariontes). Então, antigamente, as céulas eram bactérias.
Exemplo de bactéria

Depois, essa célula maior englobou outras menores, que eram os cloroplastos e as mitocôndrias, formando as primeiras células complexas.
Exemplo de célula vegetal. Ela é diferente pois possue cloroplastos

Exemplo de célula animal, que não possue cloroplastos, mas também é complexa

CAPÍTULO 3

Oi de novo. Estou tentando encerrar minhas atividades no PC, pois nessa semana não vou ter tempo pra mais nada.
Sem rodeios, vamos falar sobre a origem da vida, onde tudo começou.

Estima-se que o planeta suriu a cerca de 4,6 bilhões de anos. Sua aparência inicial era completamente diferente da que possue hoje. Sua composição consistia em lava e milhares de vulcões, derramando lava dia e noite sem cessar.
Exemplo de como era a Terra primitiva.

Então, um dia, depois de o vapor de água ter se acumulado até níveis absurdos na atmosfera, pois seu ciclo original era: Caia a água, a aproximadamente 5 metros de distância do solo evaporava e voltava para a atmosfera, que naquela época era formada por:
Gás Hidrogênio (H2), Metano (CH4), Amônia (NH3). Muitos desses gases são considerados inflamáveis, propícios para os vulcões da época. Depois o vapor de água foi adicionado à esse conjunto.

Atmosfera Primitiva

Como foi dito antes, depois de tanto se acumular, a água caiu com uma enorme fúria, produzindo tempestades e outras coisas, resfriando, assim, a superfície terrestre. Os antigos gases existentes na atmosfera foram decompostos por reações químicas, ocorridas entre eles e os raios ultravioleta do sol, além das descargas elétricas das tempestades.
Dessas reações, surgiram moléculas orgânicas primitivas e um pouco complexas, chamadas aminoácidos. Essas substâncias uniram-se, formando moléculas complexas, chamadas proteínas.
Essas substâncias químicas caíram nos oceanos primitivos e uniram-se, formando os coacervados. A teoria de que a vida se originou nos oceanos primitivos foi defendida pelo biólogo inglês J. B. Haldane e o bio-químico russo, Oparin.

Para reforçar tal ideia o cientista Stanley Miller, acompanhado pelo seu tutor Urey.
Expermineto de Stanley Miller e Urey.

Com o tempo os coacervados evoluíram para as primeiras células, que eram heterótrofas, pois somente se alimentavam dos nutrientes dos mares. Mas com o tempo a comida foi acabando e algumas dessas células evoluíram para os seres autótrofos. Com o tempo eles foram ficando cada vez mais diferentes, e deram origem aos seres vivos atuais.

COMENTÁRIOS DO BLOG

Nessa segunda e terça-feira (1 e 2 de março), recebi vários comentários, principalmente do Grupo Sigma, me dando ideias de como melhorar o blog.
Claro que eu atenderei aos pedidos deles, mas vai demorar um pouquinho, pois esta semana vai ficar difícil.
Agradeço desde já a colaboração deles e peço a paciência de vôces.

CAPÍTULO 2 TERMINADO

Ufa, tentei o máximo possível atualizar o blog o quanto antes, mas é muita coisa!
claro que o fim do 2º capítulo do livro será bem resumido para não perdermos tempo.
Novamente irei usar o resumo que eu mesmo fiz do livro de ciências.

"Resumidamente podemos entender por metabolismo o conjunto de processos que perimtem a um ser vivo obter energia, formar e renovar suas estruturas, crescer e se desnvolver.

"Um exemplo de atividade metabólica é a respiração celular. Nesse caso as células queimam um nutriente, permitindo a geração de energia, utilizada na manutenção das suas atividades vitais.

"A equação simples da atividade metabólica é: GLICOSE + OXIGÊNIO = QUEIMADA NA CÉLULA = ENERGIA.

"Mas nem todos os seres vivos usam gás oxigênio. Alguns, como as bactérias, não o usam, pois são seres anaeróbicos. Os que usam são aeróbicos.

SERES VIVOS REAGEM A ESTÍMULOS DO AMBIENTE

"Os seres vivos reagem a estímulos, quando os recebem do ambiente.

"Por exemplo, quando um som muito alto se faz ouvir, você já fecha logos os ouvidos. Ou quando sente um mal cheiro ou fumaça, ou fecha o nariz ou espirra."

segunda-feira, 1 de março de 2010

A VIDA DE UM SER VIVO

Um ser vivo passa por várias etapas durante sua vida.
Elas podem demorar milhares de anos, ou somente alguns minutos. Por exemplo, um microrganismo pode completar todo o seu ciclo de vida em apenas meia hora, ou menos, enquanto existem pinheiros mundo afora que ainda persitem desde muito antes do nascimento de Cristo.

O ciclo de vida

O ciclo de vida de um ser vivo constitui-se, basicamente, de nascimento, crescimento, desenvolvimento, reprodução, envelhecimento e morte.

Existem dois tipos de reprodução, a sexuada, que ocorre a troca de matérias reprodutivos (gametas), e a assexuada, que é o nascimento sem a troca de gametas.

A reprodução sexuada de dois indivíduos geralmente ocorre com a emissão do gameta masculino, para o feminino, sendo que no ser humano é o espermatozoide e o óvulo.
Espermatozoides tentando fecundar um óvulo.

A reprodução assexuada ocorre em animais como a hidra e as amebas. Esses seres simplesmente se dividem, formando outro indivíduo igual. Esse processo é chamado cissiparidade.

Exemplo de reprodução da ameba

Reprodução da hidra.

A hidra, no entanto não se reproduz por cissiparidade, pois certas vezes ocorre a troca de gametas, ou um pequeno broto nasce em seu tronco, que se desenvolve e forma outra hidra.

Curiosidades:
A estrela-do-mar, assim como o lagarto, é capaz de regenerar partes do corpo que foram cortadas, mas certas vezes, quando este pedaço contêm partes do disco central, pode formar outra estrela-do-mar. Isso, é claro, não acontece com os lagartos.
Mas aí vai uma pergunta que tem no meu livro:
"09
a)Considerando o quer foi descrito, você acha que, no caso da estrela-do-mar, o processo de regeneração pode resultar em reprodução? Justifique sua resposta.
b)Em caso afirmativo à resposta anterior, esse tipo de reprodução é assexuado ou sexuado? Por quê?
c)E no caso da lagartixa? Trata-se de reprodução?Assexuada ou sexuada?"

Mandem as respostas como comentários ou para o nosso e-mail: equipecpm04@hotmail.com
Pedimos que mandem um e-mail organizado.
No caso de não der certo enviar para o e-mail acima, mandem para leo.s.magalhaes@hotmail.com

OS SERES VIVOS PRECISAM DE ALIMENTOS

Usando um pequeno resumo do que eu tirei de mais importante do livro quanto a isso, aí vai:

"É dos alimentos que os seres vivos obtêm energia e matéria-prima para o desempenho de suas atividades, que incluem manutenção e crescimento do corpo e reprodução.

"Existem seres vivos capazes de produzir seu próprio alimento. É o caso das plantas, das algas e de certas bactérias - organismos denominados autótrofos ou produtores.

"A produção de alimento na natureza ocorre principalmente por meio da fotossíntese. Nesse processo, os seres vivos dotados de clorofila - um pigmento esverdeado, capaz de absrover a luz solar - fabricam seu próprio alimento, com o empenho de gás carbônico, água e energia luminosa, e liberam gás oxigênio no ambiente.

"Já os animais e outros seres vivos, como fungos e a maioria das bactérias, não produzem seu alimento. Todos eles são heterótrofos.

"Os seres vivos heterótrofos nutrem-se de outros seres vivos, que podem ser autótrofos ou heterótrofos. Conforme seu tipo de alimentação, tais seres podem possuir diferentes nomenclaturas:
  • Herbívoros - nutrem-se somente de plantas.
  • Carnívoros - nutrem-se apenas da carne de outros animais.
  • Onívoros - nutrem-se de plantas, carnes e fungos.
  • Hematófagos - nutrem-se de sangue.
  • Insetívoros - comem insetos.
  • Detritívoros: alimentam-se de restos orgânicos, provenientes de outros seres vivos. "
Assim termina esse resumo.

OS NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO CELULAR

Os seres pluricelulares possuem órgãos entre outras coisas, mas isso é o resultado da união de várias células, formando os níveis de organização celular.

Os níveis de organização celular

Nem todas as células em um organismo são iguais, pois durante seu desenvolvimento elas passam por uma espécie de diferenciação, onde passam a fazer parte de um conjunto com as mesmas funções. Esse nível é chamado de tecido

Tecido Epitelial

Um conjunto de tecidos, que não precisam desempenhar as mesmas funções, podem formar o nível chamado órgão.

Exemplo de órgão, formado por tecidos diferentes.

Os órgão por sua vez, precisam se organizar com outros que desempenhem funções parecidas ou iguais, formando o nível chamado sistema.

Exemplo de sistema. Na foto temos o sistema digestivo de um ser humano.

E a união de todos os sistemas do corpo humano forma o nível "organismo", que seria respectivamente o corpo humano.

A TEORIA CELULAR

A teoria celular, que hoje já foi alterada devido a novas descobertas científicas, foi escrita por dois cientistas: Matthias Schleiden e Teodor Schwann.
Ambos observaram os restos de animais que obtinham e constataram que todos eles possuem mínusculas partículas, que denominaram células. O mesmo fizeram com as plantas e a mesma coisa foi observada.
Com base em suas observações, ele escreveram a teoria celular.
Mathias Schleiden
Teodor Schwann

A teoria celular por Mathias Schleiden e Teodor Schwann
  • Todos os seres vivos têm organização celular: alguns são formados por uma única célula: outros por milhões delas:
  • Toda célula se origina de outra pré-existente:
  • A célula é a menor porção de matéria viva capaz de realizar as diversas funções que mantêm vivo um organismo.
A teoria celular atualmente:
  • Nem todos os seres vivos possuem organização celular: os vírus não possuem tal organização, pois são formados por uma cápsula de proteína e os cromossomos. As outras células podem ser unicelulares procariontes (única célula, sem núcleo membranoso, como a bactéria) ou unicelulares eucariontes (única célula, com núcleo membranoso, como certas algas); ou até mesmo pluricelulares eucariontes, com várias células com núcleo membranoso, pois um ser pluricelular raramente possue células procariontes.
  • Toda célula, como diz a biogênese, se origina de outra pré-existente.
  • A célula é a menor porção de matéria viva capaz de realizar as diversas funções que mantêm vivo um organismo, do contrário dos vírus, que são parasitas, menores que uma células, e só possuem vida quando parasitam uma bactéria ou célula.