terça-feira, 27 de abril de 2010

CAP. IX

O capítulo nove fala sobre os fungos, o terceiro grande reino. Ele fica entre os reinos: Plantae, Animalia e Protista e Monera.

Geralmente, os fungos são vistos como seres que destroem as paredes, roupas ou móveis em dia de chuva, mas são extremamente importantes na NATUREZA. Além dos mofos nas paredes, os famosos cogumelos são também exemplos de fungos.
Como talvez tenha sido dito anteriormente, os fungos eram classificados no reino Plantae, devido à sua imobilidade, mas depois, com maiores estudos, foi descoberto que esses seres não possuiam clorofila, portanto não eram
plantas.
"Mas se não tem clorofila, então eles são heterotróficos. Se assim eles são, então eles são animais!". Esta afirmação é incorreta, pois animais se movem, e os fungos não. Como eles não eram nenhum dos dois, foi criado um r
eino só para eles.
Considerações:
Todos os seres denominados bolores, cogumelos, mofos ou leveduras são fungos. Os fungos podem ser unicelulares ou pluricelulares, não possuem clorofila e podem, ou não, ter vida livre. Se desenvolvem geralmente em lugares úmidos e ricos em matéria orgânica. A ciência que estuda os fungos é a micologia. El
es podem sobreviver em temperaturas que variam de 60 ºC a -10 ºC. Como heterótrofos, precisam de matéria orgânica para sobreviver.

Imagem de um fungo

A imagem acima mostra a estrutura corporal de um fungo do gênero dos cogumelos ou basidiomicetos. Os basidiomicetos podem ser comestíveis ou não. A reprodução dos fungos pode ser sexuada ou assexuada.
Um fungo se desenvolve subterraneamente, form
ando uma massa de filamentos emaranhados, denominada micélio. Os filamentos são chamados de hifas. Qunado as hifas são férteis, elas se organizam e formam corpos no meio aéreo, denominados corpos de frutificação. No "chapéu" dos corpos de frutificação existem estruturas chamadas esporângios. Nos esporângios são produzidos os chamados esporos, que são falsas sementes. Depois da produção delas, os esporângios as libera no meio ambiente e se espalham com o vento, formando novos fungos.
Dependendo do modo como eles obtém alimento, eles são classificados em:
Fungos decompositores, parasitas e mutualísticos.

Os fungos decompositores são as lixeiras da natureza. Eles se instalam em alimentos não utilizados ou em restos orgânicos, como animais e folhas mortas. Ao decompô-las, assim como as bactérias, ele passam sais minerais e nutrientes para o solo, fertilizando-o.

Exemplo de fruta em decomposição. Na foto, um pêssego.

Os fungos parasitas são aqueles que causam doenças nos seres humanos. Mas não é só nos humanos, em plantas e animais também. Neles, os fungos podem viver à custa deles, podendo até mesmo matá-los. Nas folhas, a chamada ferrugem que aparece, é um fungo parasita. A afta, a frieira, o pano branco, o sapinho, entre outras, são doenças provocadas por fungos. Um exemplo de fungo é o Candida albicans, citado no texto sobre a cura do câncer, como o causador da doença.

Exemplo de fungo parasita. Na foto, folha com ferrugem.

Os fungos mutualísticos são aqueles que convivem com outro ser, em uma simbiose. Eles vivem geralmente com algas, formando os líquens. Neles, as algas fornecem alimento para os fungos, e eles fornecem nutrientes essenciais para a alga.

Exemplo de fungos mutualísticos. Líquen em árvore

Os fungos do grupo dos ficomicetos são as lixeiras naturais. Os ascomicetos auxiliam na produção de alimentos e na fabricação de álcool etílico. Os basidiomicetos, citados anteriormente podem ser usados na alimentação ou para a produção de substâncias tóxicas.

UNIDADE 3 E UNIDADE 4

Leitores, sei que estamos mais do que atrasados, entretanto, vamos começar uma série intensiva de postagens.
Os capítulos atuais são os 7, 8, 9, 10, 11, ou seja a unidade 3 e 4 do nosso livro.
"É muita coisa! Duvido vocês postarem antes de segunda!". Nossa meta é exatamente essa. Finalmente os preguiçosos e folgados dos componentes da minha equipe vão trabalhar.
Se ficar meio desorganizado as postagens é porque eu posto mais rápido que eles e vou falar sobre o cap. 9, 10, 11. Como sempre, eu sou o que trabalha mais.
Mas aí vai.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

DESCULPAS, POSTAGENS

Meus bons leitores, peço desculpas a vocês pela interrupção de postagens que houve aqui no blog, mas é porque eu, Leonardo de Sousa, sou o único que está postando. Exceto aquela postagem do dinossauro. Mas não se preocupem. Por ora, visitem o Grupo Sigma tantas vezes já aqui citados para saberem das novidades. Mas em breve sairão três novas postagens.