Ainda seguindo o curso de biografia sobre os cientistas, chegamos ao nosso penúltimo.
Esse talvez possa ter sido o segundo maior cientista físico de todo o mundo. Sem mais delongas, vamos conhecer Issac Newton.
Isaac Newton
Isaac Newton por Godfrey Kneller
Sir Isaac Newton nasceu na cidade de Woolsthorpe, na Inglaterra, no dia 4 de Janeiro de 1643. Foi reconhecido como um grande matemático e físico. Mas alguns também dizem que ele foi astrônomo, alquimista, filósofo natural e teólogo.
Philosophiae Naturalis Principia Mathematica foi sua obra mais marcante na história da ciência.
Capa do livro Philosophiae Naturalis Principia Mathematica.
Publicada em 1687, tal obra descreve a lei da gravitação e as três leis de Newton, que fundamentaram a mecânica clássica.
Newton teve uma infância conturbada, pois perdeu o pai e sua mãe havia se casado de novo. Dizem que o único amor que teve foi com Anne Storer, filha adotiva de um farmacêutico, mas nada foi comprovado.Especula-se que Newton estudou latim, grego e a Bíblia. Alguns autores destacam a idéia de que era um aluno bem mediano, até que uma cena de sua vida mudou isso: uma briga com um colega de escola fez com que Newton decidisse ser o melhor aluno de classe e de todo o prédio escolar.
Newton estudou no Trinity College, em Cambridge. Foi um dos principais percusores do Iluminismo.
Trinity College
Em 1663 formulou o teorema hoje conhecido como Binômio de Newton.
Fez suas primeiras hipóteses sobre gravitação universal e escreveu sobre séries infinitas e o que chamou de teoria das fluxões. O embrião do Cálculo Diferencial e Integral.
Em 1666, o cientista fez um retiro, que nele elaborou quatro de suas principais descobertas: O Teorema Binominal, O Cálculo, a Lei da Gravitação Universal e a Natureza das Cores. Construiu também o primeiro telescópio de reflexão e observou os espectros de luz colorida de um prisma.Sua obra mais importante acima falada tratou essencialmente sobre física, astronomia e mecânica (leis dos movimentos, movimentos de corpos em meios resistentes, vibrações isotérmicas, velocidade do som, densidade do ar, queda dos corpos na atmosfera, pressão atmosférica, etc).
A lei da gravitação universal de Newton foi essa:onde- F12 = força, sentida pelo corpo 1 devido ao corpo 2, medida em newtons;
- G = constante gravitacional universal, que determina a intensidade da força, ;
- m 1 e m2 = são as massas dos corpos que se atraem entre si, medidas em quilogramas;
- r = distância entre os dois corpos, medida em metros;
- = o versor do vetor que liga o corpo 1 ao corpo 2.
As três leis de Newton:
Lex I: Corpus omne perseverare in statu suo quiescendi vel movendi uniformiter in directum, nisi quatenus a viribus impressis cogitur statum illum mutare. (Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças imprimidas sobre ele.)
Lex II: Mutationem motis proportionalem esse vi motrici impressae, etfieri secundum lineam rectam qua vis illa imprimitur. (A mudança de movimento é proporcional à força motora imprimida, e é produzida na direção da linha reta na qual aquela força é imprimida.)
Lex III: Actioni contrariam semper et aequalem esse reactionem: sine corporum duorum actiones in se mutuo semper esse aequales et in partes contrarias dirigi. (A toda ação há sempre oposta uma reação igual, ou, as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas a partes opostas.)
Alquimia:
Incêndio no laboratorio de Alquimia de Newton
O seu primeiro contato com caminhos da alquimia foi através de Isaac Barow e Henry More, intelectuais de Cambridge. Por volta de 1693, escreveu Praxis, uma obra que sugere uma filosofia que via na natureza algo diferente do que admitiam as filosofias mecanicistas ortodoxas. Newton dedicou muitos de seus esforços aos estudos da alquimia. Escreveu muito sobre esse tema, fato que soube-se muito tarde, já que a alquimia era totalmente ilegal naquela época.
Visão Religiosa:
Em um manuscrito que ele escreveu em 1704 no qual ele descreve sua tentativa de extrair informações científicas a partir da Bíblia, ele estima que o mundo não iria terminar antes de 2060.Em 2007, a Biblioteca Nacional de Israel divulgou três manuscritos atribuídos a Isaac Newton nos quais ele calcula a data aproximada do apocalipse, relacionando profecias com história política e religiosa européia daquela época. Em um dos manuscritos (datado do início do século XVIII) Newton por meio de análise dos textos bíblicos do livro de Daniel (encontrado no antigo testamento) conclui que o mundo deverá acabar por volta do ano de 2060, ao escrever "Ele pode acabar além desta data, mas não há razão para acabar antes"
Movimento Rosa Cruz:
Símbolo do Movimento Rosa Cruz
A sociedade secreta dos Rosa Cruz, foi possivelmente a que mais influenciou Newton, particularmente nas pesquisas sobre alquimia e filosofia.
A crença Rosa Cruz de serem especialmente escolhidos para comunicarem-se com os anjos ou espíritos ecoa nas crenças proféticas de Newton. Os Rosa Cruz proclamavam também ter a habilidade de viver para sempre usando o elixir vitae,e a habilidade de produzir ouro ilimitadamente a partir do uso da Pedra Filosofal, a qual diziam possuir. Tal como Newton, os Rosa Cruz foram profundos filósofos místicos, declaradamente cristãos, e altamente politizados. Newton teve muito interesse nas pesquisas sobre alquimia mas também nos ensinamentos esotéricos antigos e na crença em indivíduos iluminados com a habilidade de conhecer a natureza, o universo e o reino espiritual.
Os últimos anos de vida:
Newton, em seus últimos dias, passou por diversos problemas renais que culminaram com sua morte. No lado mais pessoal, muitos biógrafos afirmam que ele havia morrido virgem. Na noite de 20 de Março de 1727 faleceu. Fora enterrado junto a outros célebres homens da Inglaterra na Abadia de Westminster.
Seu epitáfio foi escrito pelo poeta Alexander Pope:
"Nature and nature's laws lay hid in night; God said 'Let Newton be' and all was light" (A natureza e as leis da natureza estavam imersas em trevas; Deus disse "Haja Newton" e tudo se iluminou).
A queda da maçã:
Macieira em Cambridge, em homenagem a Newton
Deixamos para o final um dos pontos no qual Isaac Newton ficou famoso, pela queda da maçã.
Se por um lado essa história seja mito, o fato é que dela surgiu uma grande oportunidade para se investigar mais sobre a Gravitação Universal. O impacto da maçã fez com que, de algum modo, ele ficasse ciente da força da gravidade, como se perguntasse: "por que em vez da maçã flutuar, ela caiu?". A pergunta não era se a gravidade existia, mas se se estenderia tão longe da Terra que poderia também ser a força que prende a Lua à sua órbita. Newton mostrou que se a força diminuísse com o quadrado inverso da distância, poderia então calcular corretamente o período orbital da Lua. Ele supôs ainda que a mesma força seria responsável pelo movimento orbital de outros corpos, criando assim o conceito de "gravitação universal"
Wikipédia a Enciclopédia Livre