sábado, 6 de fevereiro de 2010

CONTRIBUIÇÕES

Na postagem anterior falamos um pouco sobre alguns dos cientistas que mais contribuíram para a evolução da Ciência e para a descoberta de novas teorias.
Agora, faremos uma pequena biografia sobre o mais importante deles.

Albert Einstein.
Einstein em sua pose de irreverência

Nasceu na cidade Ulm, Alemanha. Aos cinco anos recebeu uma bússola do pai, que lhe fascinou e começou a fazer experimentos para descobrir como ela funcionava. Há lendas de que Einstein foi reprovado em matemática, mas isso não é verdade. Aos dez anos, Einstein conhece um estudante chamado Max Talmud que, embora a tenra idade, lhe mostrou vários livros científicos e filosóficos: Os Elementos de Euclides e/ou a Crítica da Razão Pura de Kant.

Universidade ETH Zürich

Em 1895 decide entrar na Universidade ETH Zürich, mas reprovou. Na mesma época, realizou uma experiência mental, na qual viajava lado a lado com um feixe de luz. Foi então, que mandado para a cidade de Aarau que que estudou a Teoria Eletromagnética de Maxwell. Novamente fez teste e conseguiu entrar na Universidade ETH Zürich, que chegou a fazer parte do corpo docente. Em 1901 publicou no Annalen der Physik um artigo sobre forças capilares.

Einstein e sua esposa Mileva

Em 1903 casou-se com Mileva Maric´. Em novembro de 1915, Einstein apresentou perante a Academia de Ciências da Prússia uma série de conferências onde apresentou a sua teoria da relatividade geral sob o título "As equações de campo da gravitação." A conferência final culminou com a apresentação de uma equação que substituiu a lei da gravitação de Isaac Newton.
Einstein também deu uma explicação sobre a Física Quântica, que foi o marco da separação da Física clássica.

Einstein no Instituto Oswaldo Cruz

Einstein também esteve no Brasil, no Rio de Janeiro, visitando o Jardim Botânico, A Academia Brasileira de Ciências e o Instituto Oswaldo Cruz.
Einstein morreu em Nova Jersey em 18 de
Abril de 1955. Passou seus últimos quarenta anos tentando unificar os campos eletromagnéticos e gravitacional, que ele chamava de Teoria do Campo Unificado.

Feitos de Albert Einstein:
*Realizou um trabalho sobre a fotoeletricidade. (Ganhou Prêmio Nobel).
*Movimento browniano, que constitui uma evidência experimental da existência dos átomos.
*Eletrodinâmica de corpos em movimento, introduziu a relatividade restrita. Estabeleceu uma relação entre tempo e distância.
*Esse foi uma espécie de continuação do primeiro, mas introduziu o conceito de massa inercial e a famosa relação entre massa e energia:
E = mc2. Isso deu a base para a construção de bombas nucleares e um modo de explicar como ocorreu o Big Bang.

Wikipédia a Enciclopédia Livre

2 comentários:

  1. Muito bom esse resumo!!

    No Museu Nacional de Ciências no Rio de Janeiro, logo na entrada principal, tem uma foto de A. Einstein do lado do meteorito de bendegó, este foi encontrado em 1874 por Joaquim Bernardino da Mota Botelho, no interior do Estado da Bahia.

    Que horna dessa visita tão ilustre!

    Citar a fonte da pesquisa, muita gente está esquecendo disso! Cuidado!

    ResponderExcluir
  2. Ops, realmente.
    Mas essa informação sobre o meteorito é muito boa.

    ResponderExcluir

Qualquer dúvida ou comentário sobre o blog pode ser feito aqui.