quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

A COMPOSIÇÃO DAS CÉLULAS

Desculpe-nos a demora, mas essa semana de começo de aula foi bastante puxada, mas deu pra aguentar.

A coisa mais interessante em todo o reino da Ciência é a célula, pois elas são seres que são iguais a nós seres humanos, só que microscópicos.


Exemplo de uma célula animal

A célula, como foi dito, é um ser humano microscópio, tanto que a teoria celular fala que as células são a menor parte do nosso corpo, capazes de manter a vida em um.
Uma célula é composta por:
  • Membrana Plasmática: Membrana que circunda a célula, protegendo-a, como uma pele. E é através dela que a entrada e saída de alimento acontece, sendo somente permitida se a membrana deixar.
  • Hialoplasma: Não mostra na imagem, mas é a parte entre o núcleo e a membrana plasmática. Ele possue uma consistência gelatinosa e nele estão imersas as várias organelas de uma célula.
  • Organela: Minúsculos seres responsáveis pela digestão, respiração e manutenção da célula. São iguais ao nosso intestino, coração, pulmões, etc.
  • Núcleo: Área em que se encontram os cromossomos, que são os genes dos seres humanos ou das plantas. Os genes são constituídos pelos ácidos desoxirribonucléico, ou DNA.
  • Genes ou cromossomos: são as partes da célula onde estão as características dos seres vivos em que se encontram. Os genes atuam como o cérebro humano, sendo responsáveis por mandarem informações para as organelas e para a membrana plasmática.
Questão de interpretação.

4 comentários:

Qualquer dúvida ou comentário sobre o blog pode ser feito aqui.