terça-feira, 17 de agosto de 2010

Cap. XVI - Continuação

Na postagem anterior, prometi que falaria sobre a esquistossomose e o filo dos nematelmintos. Mas vai ser um resumo, pois estou atrasado um capítulo... de novo...

Sobre o esquistossomo, podemos destacar: causa a doença chamada barriga-d'água, devido ao aumento desproporcional do baço e do fígado. No nosso organismo, ele se instala nas veias que ligam o intestino ao fígado do ser humano. Uma grande quantidade de esquistossomos e de ovos nas veias pode provocar seu rompimento. No geral seus sintomas são: aumento do volume do abdome, dores nessa região, cólicas, náuseas, inflamação do fígado e enfraquecimento do organismo. Para evitar a esquistossomo deve-se adotar, no, geral, medidas higiênicas e exigir medidas do governo para melhorar o saneamento básico da região.
O ciclo reprodutivo do esquistossomo é: Os vermes adultos se acasalam, e geram ovos, que são liberados nas fezes. Ao atingir alimentos, os ovos podem eclodir e contaminá-los, fazendo com que quem coma tais alimentos adquira a esquistossomose. Se atingir rios ou lagos, os ovos se desenvolvem e formam larvas ciliadas chamadas miracídios. Essas larvas penetram no corpo do caramujo do gênero Biomphalaria, onde se hospedam e desenvolvem-se formando outra larva, chamada cercária. Essa larva sai do corpo do caramujo e fica nadando livremente na água, onde, se alguém entrar em contato com ela, pode penetrar na pele humana e atingir a corrente sanguínea, onde futuramente atinge as veias que ligam o intestino ao fígado, fechando o ciclo e formando novos esquistossomos.

Agora é sobre os nematelmintos, que abrange os vermes cilíndricos. Nesse filo podemos encontrar a lombriga (Ascaris lumbricoides), os oxiúros (Enterobius vermicularis), os ancilóstomos (Ancylostoma duodenale), causadores da doença chamada amarelão e as filárias.
- As lombrigas medem aprox. 25 cm. de comprimento, causam a doença chamada ascaridíase, que provoca náuseas, vômitos, cólicas abdominais e emagrecimento. Se alojam no intestino delgado, onde se reproduzem rapidamente, podendo chegar, às vezes, a mais de dez lombrigas. São adquiridas ao ingerir água ou alimentos contaminados, tendo como forma de prevenção o saneamento básico devido e medidas higiênicas.
- Os oxiúros medem de 8 a 12 mm, e se instalam no intestino grosso, onde provocam inflamações. São eliminados através das fezes, e a pessoa pode adquirir essa doença através da ingestão de água e alimentos contaminados. As fêmeas, à noite, pode se dirigir à região anal, onde pode provocar coceira. Se uma criança pequena coçar o local e depois evar a mão à boca, pode começar um novo ciclo.
- Os ancilóstomos possuem ganchos na cavidade da boca, por onde causam lesões na parede intestinal, alimentando-se do sangue liberado. Com isso, ele causa hemorragia e anemia, deixando a pessoa fraca e amarelada, dando o outro nome da doença, amarelão. Podem ser adquiridos através do cntato da pessoa com slo contaminado.
- Filariose ou elefantíase, é a doença causada pelas filárias, que ficam nos vasos linfáticos, os obstruindo, o que provoca o acumulo das linfas. Ao acontecer esse acúmulo, a área afetada pode inchar. É adquirida através da picada do mosquito Culex. As formas de prevenção são: dificultar a entrada dos mosquits nas casas, o uso controlado de inseticidas, e, também, o tratamento de todas as pessoas doentes da região, pois com isso, os mosquitos não absorvem esses nematelmintos na hora da picada e não os dispersa nas pessoas sadias da região. Procure um médico assim que houver um inchaço nas pernas, por exemplo, pois pode ser essa doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qualquer dúvida ou comentário sobre o blog pode ser feito aqui.