terça-feira, 3 de agosto de 2010

Cap. XVI

O capítulo dezesseis abrange os filos dos platelmintos e nematelmintos, representados por lombrigas, solitárias ou tênias, planárias e esquistossomo. No entanto é muita informação, portanto esse capítulo será dividido em duas postagens. Abaixo maiores informações:

Os platelmintos podem ter até alguns milímetros de comprimentos até alguns metros. Têm tubo digestório incompleto, ou seja, têm apenas uma abertura - a boca - que serve como boca, realmente, ou como ânus. Alguns nem tubo digestório tem, mas vivem como parasitas, captando os nutrientes já processados através de sua epiderme. Seus representantes são as planárias, as tênias e os esquistossomos.

As planárias medem cerca de 1,5 cm de comprimento. Vivem em córregos, lagos e lugares úmidos. Locomovem-se com a ajuda de cílios e alimentam-se de moluscos, de outros vermes e de cadáveres de animais maiores, entre outros. Abaixo imagem do corpo da planária e suas estruturas:

Corpo da planária.

Mesmo estando bem visível, vou explicar as funções de cada parte desse ser. Na região anterior do corpo da planária ficam a cabeça e os órgãos do sentido: ocelos, estruturas capazes de detectar contrastes entre claro e escuro, mas não formam imagens - servem como olhos. Órgãos auriculares, que s
ão expansões laterais da cabeça capazes de perceber sensações gustatórias e olfatórias, auxiliando o animal na localização do alimento. Na imagem percebe-se também que o intestino da planária é bastante ramificado, atuando na digestão e na distribuição de nutrientes.
A planária adulta é hermafrodita, isto é, apresenta tanto sistema genital masculino quanto feminino. Quando duas plan
ária sexualmente maduras se encontram, elas podem copular. Após a troca de gametas, os animais se separam e os ovos formados são espalhados pelo meio externo. Dentro de cada ovo, dentro de uma cápsula, existe um embrião, que formará uma nova planária.

As planárias possuem um grande poder regenerativo, ou seja, se ela perder uma parte do corpo ele cresce rapidamente e a parte "destacada" pode originar uma nova planária. Esse é um exemplo de reprodução assexuada.
Regeneração da planária

As tênias, ou popularmente chamada de solitária, são platelmintos capazes de atingir mais de oito metros de comprimento. Existem dois tipos de tênias que serão mostradas: a Taenia solium e a Taenia saginata. Os corpos das tênias pode ser divididos em três partes: cabeça ou escólex, onde ficam as ventosas e os ganchos; pescoço, que é um curto prolongamento da cabeça; corpo ou estróbilo, di
vidido em segmentos chamados proglotes ou anéis.
Imagem do corpo de uma tênia

O ciclo reprodutivo da tênia consiste em: No estômago de uma pessoa, as proglotes maduras se desprendem do corpo do animal e são eliminadas pelas fezes. Cada proglote é hermafrodita e pode se autofecundar. Se as fezes contaminadas atingirem a água ou o solo, pode haver a contaminação dos alimentos e água ingeri
dos pelos animais da região. Ao serem ingeridos pelos animais (geralmente o porco ou o boi), as proglotes se rompem liberando embriões com ganchos, que atravessam o tubo digestório e atinge a veia sanguínea. Com isso, o embrião pode se alojar em certos músculos do animal, que se ingeridos de maneira inadequada, ou seja, malcozida, e o mais importante, sem verificar se há esses embriões, a pessoa pode adquirir teníase, e dentro do estômago o embrião se desenvolve dando origem a uma tênia adulta, fechando o ciclo.
Exemplo do ciclo de vida da tênia

Os sintomas da teníase incluem insônia, irritabilidade, diarreia, cólicas abdominais e náuseas. Outra doença causada pelas tênias é a cistircecose. A cistircecose trata-se de uma doença causada pela ingestão de ovos da Taenia solium. Neste caso, ocorre no corpo humano aquilo que ocorre no corpo do porco: Os embriões atravessam o tubo digestório, atingindo a veia sanguínea, podendo, depois, se alojar em músculos do corpo ou atingir até mesmo o cérebro. Nas áreas onde os embriões se fixam, eles formam cisticercos. No cérebro, as larvas podem causar dores de cabeça, convulsões, alterações visuais e até mesmo a morte. Para o tratamento são usados alguns medicamentos, mas, muitas vezes, é necessária uma cirurgia para extraí-los.
Para evitar as tênias, adota-se medidas como a construção de uma Rede de Tratamento de Esgoto na região, bem como de água. A lavagem rigorosa de alimentos. O fervimento da água. Denunciar locais de higiene duvidosa e evitar comer neles. Enfim, tomar medidas e atitudes higiênicas.

3 comentários:

  1. Nossa me ajudou muito, eu tenho um trabalho pra fazer e estou pesquisando em diversos sites. e esse aqui realmente me ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  2. ("dividido em segmentos chamados proglotes ou anéis")quem possui aneis sao os anelideos nao a tenia!

    ResponderExcluir
  3. gustatórias e olfatórias: o que sao essas palavras? traduza da proxima vez ok!

    ResponderExcluir

Qualquer dúvida ou comentário sobre o blog pode ser feito aqui.