terça-feira, 2 de março de 2010

CAPÍTULO 3

Oi de novo. Estou tentando encerrar minhas atividades no PC, pois nessa semana não vou ter tempo pra mais nada.
Sem rodeios, vamos falar sobre a origem da vida, onde tudo começou.

Estima-se que o planeta suriu a cerca de 4,6 bilhões de anos. Sua aparência inicial era completamente diferente da que possue hoje. Sua composição consistia em lava e milhares de vulcões, derramando lava dia e noite sem cessar.
Exemplo de como era a Terra primitiva.

Então, um dia, depois de o vapor de água ter se acumulado até níveis absurdos na atmosfera, pois seu ciclo original era: Caia a água, a aproximadamente 5 metros de distância do solo evaporava e voltava para a atmosfera, que naquela época era formada por:
Gás Hidrogênio (H2), Metano (CH4), Amônia (NH3). Muitos desses gases são considerados inflamáveis, propícios para os vulcões da época. Depois o vapor de água foi adicionado à esse conjunto.

Atmosfera Primitiva

Como foi dito antes, depois de tanto se acumular, a água caiu com uma enorme fúria, produzindo tempestades e outras coisas, resfriando, assim, a superfície terrestre. Os antigos gases existentes na atmosfera foram decompostos por reações químicas, ocorridas entre eles e os raios ultravioleta do sol, além das descargas elétricas das tempestades.
Dessas reações, surgiram moléculas orgânicas primitivas e um pouco complexas, chamadas aminoácidos. Essas substâncias uniram-se, formando moléculas complexas, chamadas proteínas.
Essas substâncias químicas caíram nos oceanos primitivos e uniram-se, formando os coacervados. A teoria de que a vida se originou nos oceanos primitivos foi defendida pelo biólogo inglês J. B. Haldane e o bio-químico russo, Oparin.

Para reforçar tal ideia o cientista Stanley Miller, acompanhado pelo seu tutor Urey.
Expermineto de Stanley Miller e Urey.

Com o tempo os coacervados evoluíram para as primeiras células, que eram heterótrofas, pois somente se alimentavam dos nutrientes dos mares. Mas com o tempo a comida foi acabando e algumas dessas células evoluíram para os seres autótrofos. Com o tempo eles foram ficando cada vez mais diferentes, e deram origem aos seres vivos atuais.

7 comentários:

  1. Ok. Gosto das figuras colocadas entre os textos, bem pertinentes!

    Perguntinha básica:
    1. Os coacervados são provevientes de quais moléculas?

    ResponderExcluir
  2. Respondendo sua pergunta, professora, os coacervados são aglomerados de proteínas, unidas no oceano primitivo. Tais proteínas se originaram dos aminoácidos, vindos da fragmentação dos gases atmosféricos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que nome receberam os primeiros aglomerados de proteínas formados nos oceanos primitivos? TENHO QUE RESPONDER EM UMA PROVA POR ISSO GOSTARIA QUE A RESPOSTA FOSSE MEIA CURTA :) OOBRIGADAA

      Excluir
  3. As imagens estão muito interessantes, estimula a leitura do conteúdo do texto.
    Parabéns pelo trabalho!!!

    ResponderExcluir
  4. muito legal concordo com a professora essas imagens são muito legais!!!!

    ResponderExcluir
  5. esse comentario foi postado por TALLYTA BARROS n°32(lista nova) n°31(lista velha)

    ResponderExcluir
  6. Interessante mas é mais fácil acreditar na ação direta de um ser inteligente formando tudo, pela lógica a racionalidade humana não pode ser de um processo evolutivo de materiais químicos. A inteligência está além da matéria, isso é quem realmente usa para adquirir conhecimento verdadeiro da origem e destino do próprio ser.

    ResponderExcluir

Qualquer dúvida ou comentário sobre o blog pode ser feito aqui.