domingo, 9 de maio de 2010

CAP. VII

Não se tem muito o que falar sobre as bactérias, assunto deste capítulo. Mentira, tem muita coisa sim. Vamos falar sobre a sua reprodução, a alimentação, características gerais e doenças que causam aos seres humanos.

A alimentação consiste em parasitar células (bactérias causadoras de doença), receber alimento de uma planta, se você der algum nutriente a ela (mutualístico) ou reciclar restos orgânicos. Na natureza, os fungos e bactérias fazem o papel de decompositores de matéria orgânica morta, transformando em nutrientes para o solo.

As bactérias têm as seguintes características: São unicelulares e procariontes (não tem núcleo individualizado). São seres simples, sem organelas complexas, tendo somente no hialoplasma ribossomos. Podem ser classificados de acordo com a forma.
As classificações são as seguintes: bacilo, espirilo, coco ou vibrião.
- O Vibrião é a bactéria que apresenta form
a de vírgula.
- O Bacilo possui forma de bastão.
- O Coco é arredondado
- O Espirilo parece uma cobrinha, mas com várias espiras.

Exemplo de todas as bactérias (desconsidere a letra E)

A reprodução da maioria das bactérias é assexuada, por cissiparidade, mas pode ocorrer uma ligação entre duas bactérias por uma espécie de ponte, onde elas trocam material genético, ocorrendo uma recombinação. Esse processo é chamado conjugação.
Na foto mostra o processo de conjugação. A célula doadora de RNA doa uma pequena quantitade para outra célula através de um tubo.

As doenças bacterianas são:
Cólera: Causado pela bactéria Vibrio cholerae, provoca infecção grave. Os sintomas são: diarréia esbranquiçada, como água de arroz, vômitos, cólicas intestinais, cãibras musculares e alteração na produção de urina. É adquirida através de água e alimentos contaminados. Os meio de prevenção são tomar mais cuidado com a água e alimentos, lavando-os e/ou fervendo-os.

Meningite meningocócica: Causada pela bactéria Neisseria meningitides, ela danifica a estrutura cerebral, causando dores de cabeça e de garganta, febre alta e rigidez da nuca. Pode levar o paciente ao coma e até mesmo à morte. É adquirida através das veias respiratórias e onjetos contaminados. A prevenção é manter distância de pessoas doentes ou de áreas contaminadas, tal como objetos infectados.

Turbeculose: Causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, ela causa lesões pulmonares denominadas tubérculos. Os sintomas: tosse, expectorações com sangue, febre, suores, emagrecimento e fadiga. Adquirida pela via respiratória. Evite contato com doentes.

Tétano: Causado pela bactéria Clostridium tetani, penetra no corpo através de contato de feridas no corpo com esporos no solo. Ela libera uma toxina que causa dor de cabeça, febre, rigidez muscular. Pode levar à morte por paralisia respiratória. É fundamental a aplicação de soro antitetânico.

Leptospirose: Causado pela bactéria Leptospira interrogans, provoca febre, dor de cabeça e musculares e vômito. Obtida pela água, alimento e objetos
contaminados por fezes e urina de ratos e animais contaminados. Evite contato com áreas alagadas ou filtre e ferva a água antes de beber. Lave bem os alimentos e esterilize objetos.

Sífilis: É uma DST, causada pela bactéria Treponema pallidum, nos casos mais graves provocam lesões no sistema nervoso central, podendo causar cegueira, paralisia geral e morte. O uso de preservtivos e a não amamentação de bebês por mães contaminadas evita a aquisição da doença.

Gonorréia: DST causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae. No homem ocorre corrimento com pus na uretra e ardor ao urinar. Nos casos mais graves, causa esterelidade e outros males. Na mulher é assintomática ou pode ocorrer corrimento esbranquiçado.

Coqueluche: Ou tosse comprida. É causada pela bactéria Haemophilus pertussis. Atinge crianças e provoca tosse frequente e prolongada. É transmitida pelas vias respiratórias. Deve-se evitar contato com pessoas doentes.

Hanseníase: Ou lepra, é causada pela bactéria Mycobacterium leprae. O doente pode apresentar lesões cutâneas, oculares e de nervos. Nos casos mais extremos ocorre a "queda" ou perda das partes do corpo. Transmitida por contato direto, deve-se evitar tal contato.

2 comentários:

  1. o que deu no meu exame eco,basilos de preventivo porque que causou

    ResponderExcluir
  2. cocos basilos deu no exame de papanicolau como trata

    ResponderExcluir

Qualquer dúvida ou comentário sobre o blog pode ser feito aqui.