domingo, 9 de maio de 2010

O GRANDE RESUMO

Abaixo segue o resumo que prometi.

"Na árvore evolutiva, as algas pluricelulares são as plantas menos evoluídas e também são marinhas. Não possuem vasos condutores de nutrientes, mas algumas podem atingir grandes alturas. Podem ser verdes (clorófita), vermelhas (rodófitas) ou pardas (feófitas). Elas podem servir servir de alimentos, cultivo de bactérias ou fonte de adubo. Não tem frutos ou sementes e fazem fotossíntese.
"As briófitas são musgos, de pequeno porte, vivem em locais úmidos e sombreados, não possuem vasos condutores e seu corpo possue estruturas chamadas: rizoides, cauloides e filoides e não raiz, caule, folha, pois não possuem a mesma organização. Alguns exemplos são os musgos e hepáticas. Não tem frutos ou sementes.
"As briófitas apresentam alternância de geração reprodutiva, ou seja, ela possue uma fase sexuada e outra assexuada. A fase sexuada, chamada gametófito, produz gametas (anterozoides = masculino e oosfera = feminino). Os anterozoides chegam à oosfera graças a água. Na ponta da briófita fêmea, a oosfera fica esperando ser fecundada. Quando isso acontece, na ponta, nasce uma cápsula e uma haste. Essa estrutura, denominada esporófito, é a fase assexuada e produtora de esporos. Com o ciclo assexuado completo, o esporófito libera esporos no ambiente, criando outras briófitas, e depois murcha. A fase sexuada é duradoura e a assexuada, passageira.

"As pteridófitas são mais evoluídas que as algas e as briófitas. Apresentam vasos condutores, têm alternância de geração, sendo que a fase esporófita é duradoura e a gametófita, temporária. Exemplos de pteridófitas são as samambaias. Seu modo de reprodução na fase gametófita é similar a das briófitas.
"As gimnospermas são as segundas mais evoluídas da escala. Com vasos condutores, não têm alternância de geração e produzem sementes, mas não frutos. As sementes ficam expostas e não encerradas em frutos. Tem raízes, caules e folhas. Na reprodução, os estróbilos trocam gametas. Quando um estróbilo é mais desenvolvido que os outros, pode formar cones. A reprodução ocorre da seguinte forma: o cone masculino libera grãos de pólen no ambiente, que podem chegar ao estróbilo feminino (ou cone feminino). Na fêmea, o grão de pólen abre uma espécie de tubo, tubo polínico, que cresce até alcançar o óvulo. No tubo, o grão de pólen dá origem ao núcleo espermático (gameta masculino).
"Ao alcançar o óvulo, o tubo polínico introduz o núcleo espermático. O grande esporo que fica dentro do óvulo se desenvolve e forma uma estrutura que guarda a oosfera (gameta feminino). Após a fecundação, aparece o zigoto, que forma o embrião, e o óvulo, depois, vira uma semente, que guarda e protege o embrião.
"Exemplos de gimnospermas são: pinheiros e sequoias. Nos pinheiros, as sementes são chamadas pinhões, o cone com pinhões é chamado pinha. Existem árvores com estróbilos separados ou hermafroditas, ou seja, os dois na mesma árvore. As sementes também podem se espalhar no ambiente, germinar e formar novos pinheiros.

"As angiospermas são as plantas mais evoluídas. Possuem raiz, caule, folha, flores, frutos e sementes. Tem vasos condutores, não têm alternância de geração e possuem dois grupos: monocotiledôneas e dicotiledôneas.
"As flores dão origem às sementes e frutos. Podem ser vistosas, perfumadas ou não e produzir um líquido açucarado (néctar), que são características que ajudam na sua polinização (reprodução).
"As sementes protegem o embrião. Nas angiospermas, as sementes são protegidas pelos frutos. Além da proteção, os frutos também ajudam na dispersão das sementes, pois servem de alimento para muitos animais.
"As diferenças entre monocotiledôneas e dicotiledôneas são: raízes, nervuras das folhas, sementes e as pétalas das flores.
"Nas raízes, existem dois tipos: fasciculadas e pivotantes. As fasciculadas são das monocotiledôneas e crescem em forma de cabeleira. As pivotantes pertencem às dicotiledôneas e crescem com uma raiz principal, que perfura o solo verticalmente e outras menores saíndo da principal.
"As folhas tem esses tipos: paralelinérvea e reticulada. As paralelinérveas são das monocotiledôneas e são retinhas e paralelas. As reticuladas pertencem às dicotiledôneas e aparecem na forma de rede.
"As cotilédones são estruturas que transmitem os nutrientes para o embrião. Se existir uma cotilédone, é monocotiledôneas. Se houver duas, é dicotiledônea.
"Quanto às pétalas, todas as que veem em múltiplos de três são monocotiledôneas e todas de número diferente de múltiplos de três, são dicotiledôneas."
FIM

Um comentário:

  1. VOCES NAO SABEM FAZER BLOG ISSO NAO TEM NADA AVER COM O QUE EU ESTOU PROCURANDO QUE É:A CONCLUSAO DE TIPOS DE
    CAULES,RAÍZES,FOLHAS E FRUTOS

    ResponderExcluir

Qualquer dúvida ou comentário sobre o blog pode ser feito aqui.